4 a 7/Mar/2010 - Férias na Nova Zelândia...

Foi a primeira vez que estive na ilha norte da Nova Zelândia... Que sensação espectacular!!! Foram 4 dias simplesmente inesquecíveis... Aqui ficam os detalhes...

4/Mar/2010 - A chegada e estadia em Auckland...
O dia começou ainda em viagem... Estava no avião da British Airways, a caminho de Sidney... Tinha vindo de uma "fieldtrip" espectacular ao SE asiático (Tailândia e Laos) e ía a caminho de outra, na ilha norte da Nova Zelândia... A viagem correu lindamente... Chegado a Sidney, tive de passar pela segurança do aeroporto, pois as minhas botas de campo estavam um pouco sujas, com alguma poeira... No final, a sola parecia nova em folha... Hehehe... Agradeci e segui logo para o check in... Fui até ao balcão da Air New Zealand, a companhia aérea com a qual iria voar... A viagem para Auckland foi absolutamente fenomenal... Até agora, a Air New Zealand é a melhor companhia aérea com a qual voei... Um serviço absolutamente excelente, para não falar dos extras que o avião possui (algo que nem as maiores companhias mundiais (ex: British Airways) têm...)... Por isso, recomendo vivamente... Durante a viagem ainda vi o filme "Sherlock Holmes"... Foi muito fixe... Quando cheguei ao aeroporto, telefonei para a Ace Car rentals, onde previamente tinha alugado um carro para os 4 dias que iria ficar em Auckland, antes da "fieldtrip"... À saída do aeroporto, uma carrinha da Ace transportou-me para fora do aeroporto até ao complexo da empresa da Ace mais próximo onde, depois de tratar da papelada, conheci o meu novo amigo dos próximos dias... Era um Toyota branco 1.8... Uma bomba... Claro que não se compara com o meu DeLorean, mas também não se safava nada mal... Enfim... Segui para Auckland, onde cheguei cerca de 40 minutos depois (em grande parte porque o trânsito estava quase impossível...). Cheguei ao Kiwi International Hotel, fiz o check in, subi até ao meu quarto, fui tomar um banho e depois saí para jantar... Antes de jantar, ainda fiz a Queen Street toda (uma das ruas principais de Auckland)... O jantar foi bom... Voltei para o hotel, ainda estive um pouco a falar com a Inês na internet e depois segui para o meu quarto... Era tempo de preparar o dia seguinte e dormir... O plano, há muito que estava traçado...

5/Mar/2010 - Visita a Hobbiton...
Este era o plano para hoje... Uma visita aos cenários do Senhor dos Anéis, mais especificamente Hobbitton... Já tinha tudo reservado... Agora só faltava chegar a Matamata... Ía ser fantástico...
Acordei às 7h e fui tomar o pequeno-almoço... O hotel têm uma excelente sala de refeições... Paguei 12 dólares neo zelandeses por um pequeno almoço continental (inclui cereais, leite, iogurte, torradas e alguns extras...). Sai por volta das 8h30 e viajei para sul... Fiz uma paragem em Ngatea para descansar um pouco, e outra na reserva natural de Karangahake... Continuei viagem... A paisagem era absolutamente maravilhosa... Colinas extensas e verdejantes, quase a perder de vista, com ovelhas e vacas por todo o lado... Era impossível não parar de vez em quando e tirar algumas fotos... Fiquei também a conhecer a praia de Waihi, onde a areia é quase tão fina como farinha... Foi espectacular..!!! Depois deste pequeno desvio segui caminho até Tauranga... Almocei no porto de Tauranga, muito perto do sopé do monte Maunganui... Foi fantástico... Depois de almoço continuei viagem até Matamata, onde cheguei perto das 14h... Tinha bilhete para a "tour" do Senhor dos Anéis para as 14h30, por isso cheguei bem a tempo... Aproveitei para fazer a confirmação na loja e também comprar algumas lembranças... Pouco tempo depois chegou um autocarro que nos ia levar directamente a Hobbitton... Não posso deixar de vos dizer isto, mas a quinta particular onde o cenário de Hobbitton foi filmado tem 500 hectares e cerca de 15000 ovelhas... Inimaginável... A "tour" foi espectacular... Foi apresentada por uma senhora (já não me lembro do nome dela...) que sabia imenso sobre Hobbitton, as filmagens e o filme em geral... Por isso, qualquer pergunta que era colocada era respondida com prontidão (embora não tivessem sido feitas muitas perguntas; o pessoal estava pasmado demais para fazer perguntas...). No final, assistimos ainda a uma sessão de tosquia de uma ovelha em menos de 1 minuto... Foi incrível... Voltámos para Matamata por volta das 17h... Trazia comigo colinas de fotos para mais tarde recordar... O dia estava quase a terminar, por isso, pouco depois, segui viagem para Auckland, de novo... Escusado será dizer que, embora talvez não fosse absolutamente necessário, tive ajuda do GPS em todas estas viagens... Em algumas situações foi uma ajuda preciosa... Cheguei ao hotel era ainda de dia... Fui tomar um banho e depois saí para jantar... Desta vez o local escolhido foi o Nando's onde comi frango à portuguesa... Foi incrível... Os sabores portugueses em pleno coração Neo Zelandês... Foi excelente! Ao final da noite estive a falar com a Inês na internet, a contar as novidades do dia...

6/Mar/2010 - Cape Reinga - o extremo NW da Nova Zelândia...
O dia de hoje foi planeado no dia anterior... Era um dia de viagem longa... Queria visitar o extremo NW da Nova Zelândia - o Cape Reinga...
Acordei às 7h e fui tomar o pequeno-almoço (mais uma vez no hotel)... Saí às 8h30 e, desta vez, viajei para norte... A primeira paragem foi na praia de Ruakaka, onde aproveitei para descansar um pouco e tirar algumas fotos... Ao longo da viagem, que demorou quase 6 horas, passei por Whangarei e muitas outras pequenas cidades... Estava completamente apaixonado pela ilha... Infelizmente não tive tempo de ir até à Bay of Islands, um dos locais mais espectaculares, mas passei lá muito perto... Já não foi mau.. Parei em Awanui para almoçar rapidamente e segui viagem... Mas atingi o primeiro objectivo: chegar ao Cape Reinga! Fiquei 1h30 neste local fantástico e foi aqui que vi pela primeira vez lavas em almofada... Foi espectacular... Toda a gente estava a deliciar-se com a paisagem fantástica (quer dizer, eu também), mas eu estava bastante concentrado na geologia local... Inclusivamente, até apareceram duas pessoas a perguntarem-me porque é que eu estava a olhar para as rochas (típica pergunta de não-geólogos; quase até como se fosse impensável e altamente estranho)... Mas enfim... Lá amenizei a curiosidade dos meus ouvintes... Mas foi uma sensação fantástica enquanto lá estive... Inesquecível! O meu segundo objectivo era agora chegar a Auckland... Mais umas boas horas de viagem... Fiz-me à estrada... Por incrível que pareça, saí do Cape Reinga às 16h e cheguei a Auckland às 20h30... No hotel, tomei um banho e depois saí para jantar... O menú foi pizza... Muito bom... Dei um passeio por Auckland à noite, tirei umas fotos à Sky Tower e depois uma maça caiu na vertical, atingiu a minha cabeça e fez-se luz... A ideia mais maluca que alguma vez tive tinha acabado de chegar ao meu cérebro... E iria ser concretizada no dia seguinte...

7/Mar/2010 - Um salto de 192 metros de altura...!!!
O último dia de férias em Auckland tinha chegado... E por isso, queria que fosse marcado de alguma forma especial... E assim aconteceu...
Acordei às 8h e arrumei as minhas coisas... Estive também a organizar algumas fotos dos dias anteriores... De manhã, fiz o check out, pus as malas no carro e saí do hotel... Fui até a um "Internet Space", onde estive a ver o meu mail e a falar um pouco com a Inês... Inclusivamente, disse-lhe qual era o plano do dia... E o plano foi: saltar da Sky Tower!!! A torre mais alta da Nova Zelândia, com 328 metros de altura, iria ser o palco de uma fantástica sensação de liberdade... Por isso, um pouco antes de almoço, fui até à Sky Tower e comprei o bilhete (175 dólares, com oferta de um bilhete para visitar a Sky Tower...). Não sei se estava completamente consciente quando estava a comprar o bilhete (pensei para mim mesmo que devia estar maluco), mas era uma coisa que queria mesmo fazer... Don't dream it... Just do it! Depois fui passear um pouco, talvez para expulsar algum sentimento de nervosísmo... Comprei algumas lembranças, almocei rapidamente e depois fui dar uso ao meu bilhete e visitar a Sky Tower... E foi uma boa escolha tê-lo feito primeiro (antes de saltar), porque assim fiquei com a sensação do que iria ser (mais ou menos)... Depois de subir até ao ponto de observação mais alto (a 192 metros de altura) é que disse para mim mesmo: "Eu devo estar mesmo chanfrado dos miolos..." Anyway... Foi uma sensação diferente... Inclusivamente, algumas zonas do chão da sala de observação da torre são feitas de vidro..hehehe... Vejam a foto... Depois voltei ao nível zero... Seguiram-se os momentos pré-salto... Fui até à sala de equipamento, onde deixei a minha mochila e onde vesti o fato para saltar... O meu coração estava um pouco mais acelerado do que o normal... 99% excitação, 1% medo... Depois subi até aos 192 meros de altura... Estava acompanhado com mais um rapaz (bastante mais novo) e uma rapariga (ainda mais nova)... O rapaz foi o primeiro a saltar... Estávamos todos bastante nervosos, mas era um nervosísmo saudável (a rapariga estava mesmo muito nervosa)... Depois do primeiro salto, as estatísticas mudaram (95% excitação, 5% medo...), especialmente depois de ver a velocidade com que o fio desenrolava e o barulho que fazia... Eu fui o segundo a saltar... Foi...F..A..N..T..Á..S..T..I..C..O!!!!!!!!!!!!!! Absolutamente I..N..C..R..Í..V..E..L!!!!!!! Que sensação!!! Foram 11 segundos de queda (quase livre) (e ainda fiquei um pouco a planar para uma foto...)! Cheguei ao fim e só queria repetir o salto!!! Recomendo a todos..hehehe!!! Depois voltei para a sala de equipamento para tirar o fato e comprei as fotos e o vídeo do salto... Foi a experiência mais maluca que fiz na vida... E agora só penso em fazer Sky Diving...hehehe!!! Tenho de experimentar... Depois desta sensação fenomenal, voltei à vida real... Antes de voltar para o carro ainda fui visitar o Albert Park, mesmo no coração de Auckland (mas a minha cabeça ainda estava em queda livre...)... Voltei para o carro pouco depois e segui para a Parnell Street, onde iria deixar o Toyota alugado... Depois de muito procurar, lá encontrei o sítio... Deixei o carro, pus a mochila às costas e chamei um táxi para me levar ao Anzac Court Motel em Takapuna, onde seria o encontro dos participantes do curso de Vulcanologia que estava prestes a começar... O encontro aconteceu às 19h, pouco depois de ter chegado... A Jocelyn e o Bruce fizeram as apresentações, as t-shirts da "fieldtrip" foram distribuidas e o grupo foi conhecido... Feitos os preparativos para os dias vindouros, saímos para jantar... Depois de voltármos, falei com a Inês e com os meus pais na net e fui dormir... A "fieldtrip" de Vulcanologia estava prestes a começar...

1 comentário: