18-25/Out/2009 - A primeira semana...

A primeira semana passou num instante...
Depois de um excelente fim-de-semana, o início da semana foi marcado por uma agenda mega preenchida... De volta à UTas de manhãnzinha, encontrei o Nic (lá decidiu aparecer...; não não..estou a abusar da sorte...; o que realmente aconteceu foi que já tinha combinado com ele para ter a visita guiada ao CODES na 2ª feira..e assim foi!). O Nic mostrou-me tudo o que havia para mostrar, todos os serviços, todos os locais e todas as pessoas! No final do dia, já toda a gente sabia quem eu era graças ao Nic (já não foi necessário afastarem um desconhecido do CODES à carabinada...). Conheci o Prof. Ross Large, director do CODES, e muitas outras pessoas! A quantidade de informação foi simplesmente demasiada para um intervalo de tempo tão curto, mas é melhor começar a habituar-me... Durante a semana aproveitámos então para tratar da burocracia. Confirmar a matrícula no International Students Office foi uma das primeiras coisas a fazer... Segundo, arranjar o meu cartão de aluno. Isso é que já foi outra história..uma história verdadeiramente complicada. Sim..primeiro que me descobrissem nos registos da UTas não foi pêra (ou maça) doce. Sempre que perguntava, nunca estava matriculado na UTas... Achava esquisito, de facto... E, como sempre, a explicação é muito simples... They got my name wrong! Aconteceu antes de chegar e, claro, tinha de acontecer depois de chegar... Era conhecido por Periera de Fonseca (tal como os chinelos DE FONSECA), enfim... Depois de muitas horas a barafustar (foram só algumas...) lá mudaram os registos e corrigiram o meu nome (não sei se terei tanta sorte para o meu mail..ainda estou para ver...). E pronto. Lá fui eu à administração e pedi um cartão de aluno. Tiraram-me uma foto (tipo registo criminal...) e voilá! New UTas full time PhD student! Family name: PERIERA DE FONSECA! Fui aos arames! Back to the old drawing board... (after Wild E. Coyote - Super Genious). Mais uns dias à espera... e só ontem é que consegui, finalmente! Agora sim, sou eu!
Muito mais coisas aconteceram durante a primeira semana... Fui muitas vezes visitar o centro de Hobart, particularmente à tarde. Nas inúmeras visitas, tive oportunidade de conhecer muitas lojas. Encontra-se de tudo (mesmo aquilo que não se quer...)! Depois de muito investigar, lá arranjei net. A internet aqui é extremamente cara! Paga-se unicamente pelo tráfego, e não pela velocidade. A melhor opção: 100 AUD por 6 GB!
As pessoas são super simpáticas e amigáveis. Têm um sentido de entreajuda fantástico. Não há discriminação..e é bom que não haja..tudo aqui é mega multi-cultural! Mas também existe bastante influência chinesa. Muitas lojas têm sempre à espreita uma cara com olhos em bico (atenção que isto não é discriminação...!).
Poderia também dizer que o tempo é multi-cultural. Ora está frio, ora está calor, ora chove, ora está um céu isento de nuvens..enfim..escolham e primam ok! Nesta misturada metereológica, apareceu um dia peculiar que me fez lembrar o Verão em Portugal..ah saudades... Algo estranho se passou porque muitos colegas de PhD do CODES me disseram que nunca tinham visto um dia assim... Muito calor, ar seco, vento nem senti-lo..foi irreal, mas soube bem... Mas está quase sempre a chover aqui. Chove com pouca intensidade (tipo molha tolos...), mas já apanhei dias em que é quase todo o dia a chover... Chove..pára..chove..pára... Ilha maluca! Dica: tenham sempre um chapéu de chuva à mão...
No CODES, arranjaram-se um escritório excelente. Fica no 2º andar, tem uma vista fantástica e está mesmo ao lado do escritório do Prof. Sharon Allen. O Martin mostrou-me o escritório e fiquei com as chaves. Ontem, contudo, fui para lá e encontrei montes de tralha espalhada em cima da secretária e nas estantes... Alguém se tinha apoderado daquele canto maravilhoso (inveja foi o que foi...). Ontem fui falar com o Nic e ele deixou uma nota. Hoje foi como nada tivesse acontecido..tudo tinha desaparecido! Mission accomplished..secretária recuperada! Já fiz també muitos amigos: o Martin, o Nic, o Mike, o Hugo, o Andrea, a Anita, a Joanna, a Emily e muitos outros...
Os tempos livres foram ocupados a procurar informações sobre a cidade de Hobart, em particular, e sobre a Tasmânia, em geral, especialmente no que diz respeito a ténis e dança... E encontrei bastantes coisas... Já tenho contactos e, em breve, estarei no paraíso (quer dizer..já estou..mas subirei ainda mais...).
Muito tempo foi também dedicado a ler, especialmente capítulos da Encyclopedia of Volcanoes, como preparação para o Workshop de Vulcanologia desta semana. Aprendi muita coisa sobre vulcanologia física, erupções submarinas, ignimbritos, caldeiras, peperitos..enfim..muita geologia fantástica! Esta semana está a ser excelente...! Acompanhem...

Sem comentários:

Enviar um comentário