6 a 12/Fev/2011 - Exploration Skills Mapping Camp...

Esta semana foi passada na costa oeste da Tasmânia, essencialmente em Queenstown. Aqui fica o que aconteceu durante o "Exploration Skills Mapping Camp"...

6/Fev/2011 - Viagem para Queenstown...
Hoje acordei às 8h30, preparei-me, despedi-me da Sera e depois sai e fui para o CODES... Fui buscar o 4x4 que iria conduzir até Queenstown e depois voltei ao CODES... Como ficámos um pouco à espera que todos os alunos chegássem, tive ainda oportunidade de vir mais duas vezes a casa e passar mais algum tempo com a Sera... Antes de sair de casa pela última vez, tive oportunidade de almoçar e depois sim, despedi-me da Sera... A viagem para Queenstown correu optimamente... Conduzir o 4x4 deu-me um prazer que nem tenho palavras... Quando for grande quero ter um 4x4... =) Fizémos duas paragens para trincar qualquer coisa... Viagem com um dos alunos, o Gabriel, e fomos e falar de tudo e mais um pouco ao longo do caminho... Chegado a Queenstown fui para o meu quarto deixar as malas e depois eu, o Dan, o Andrew e o Tony fomos jantar ao Empire Hotel... Entretanto apercebi-me que não tinha trazido o adaptador para ligar o meu disco externo... Que chatice! Tentei encontrar uma loja em Queenstown, mas nada... Entretanto tentei outra loja e lá falei com um senhor que me sugeriu um outro senhor e disse-me para lhe ligar... Assim o fiz... Que cena! Falei com o Bill, um sujeito um bocado maluco que está prestes a abrir uma loja de informática em Queenstown... Boa sorte Bill... Enfim... Falei com ele e ele disse-me que tinha o que procurava... Encontrei-me com ele à entrada da nova loja e ele levou-me até casa dele, que ficava no sopé da montanha mais próxima... A casa dele estava uma bagunça pois estava de mudança... Entretanto lá descobriu o adaptador, mas depois esteve a mostrar-me a colecção de minerais... Impressionante... Só em gemas, ele deveria ter ali uma pequena fortuna, pois mostrou-me pelo menos uma dúzia de diamantes... O resto, bem usem a vossa imaginação... Foi excelente... Enfim... Depois de ter o adaptador, ele deixou-me na cidade e voltei para o Empire Hotel para acabar a minha refeição... Claro, contei toda a história ao Andrew, ao Tony e ao Dan... Eles estavam de boca aberta... Depois do jantar voltámos para o acampamento e o Tony e o Andrew deram uma pequena palestra introdutória ao curso de Cartografia e Geologia Estrutural que estava prestes a começar... Depois das palestras voltei para o quarto, estive a escrever algumas notas sobre o dia e depois preparei-me para o dia seguinte e fui dormir...

7/Fev/2011 - Um dia em Tullah...
Hoje acordei às 7h... Preparei-me, tomei o pequeno-almoço no quarto e depois saimos às 8h e fomos até Tullah... O plano para hoje era fazer logs de 3 sondagens... Estivémos a trabalhar nos logs das 9h às 17h... eu estive basicamente a ajudar os participantes do curso a fazer os logs e a tirar dúvidas... Um dos logs, inclusivé, corresponde a um que terei de fazer no futuro, por isso foi excelente porque estava de facto a trabalhar para o meu doutoramento... O log WSP-14 ficou portanto feito... O regresso a Queenstown foi normal e depois fui tomar um banho antes de ir jantar, de novo, ao Empire Hotel... Depois do jantar fomos para a sala de trabalho e estive, das 21h às 23h, a ajudar os participantes a trabalhar nos dados recolhidos dos logs... Voltei depois para o quarto e estive a preparar uma prenda para a Sera que lhe quero dar no futuro... O resto da noite foi passada a relaxar e depois fui dormir...

8/Fev/2011 - Cartografia geológica...
Mais um acordar cedo, às 7h... Preparei-me, tomei o pequeno-almoço e depois lá fomos nós para o primeiro dia de Cartografia geológica no Hall Rivulet Canal... Fazer Geologia neste canal foi excelente, mas molhado, em geral... O canal foi construido com o intuito de juntar e transportar a água da chuva... Por isso, o trabalho foi feito em geral com a água até ao joelho... Enfim... Pormenores... O trabalho decorreu das 9h às 17h... Este não é um horário empresarial ou algo do género... Trata-se apenas de um horário que tem em conta o facto de o supermercado de Queenstown fechar às 18h... Por isso, para voltar-mos a tempo de comprar-mos comida, temos de sair às 17h... Enfim... Depois das 17h voltámos então para Queenstown... O dia hoje esteve frio e molhado... E trabalhar no canal com água até ao joelho não são propriamente as melhores condições, mas enfim... Depois do regresso fomos às compras e seguiu-se mais um jantar no Empire Hotel... Voltei depois para o quarto e tomei banho e relaxei um pouco... Fui depois ajudar os alunos e ao final da noite voltei para o quarto e continuei nos preparativos para a prenda da Sera... Estive depois a fazer um resumo do dia e relaxei finalmente antes de dormir...

9/Fev/2011 - Geologia nas profundezas das florestas da Tasmânia...
Mais um dia a começar às 7h... Depois do pequeno-almoço lá fomos mais uma vez para a área de trabalho... Mais um dia intenso... Hoje, contudo, o sol estava sorridente... O dia estava excelente, céu azul, e muito calor... Excelente dia para desidratar... A melhor parte do dia foi sem dúvida fazer cartografia pelo meio da floresta, onde quase não há afloramentos e onde o ambiente é húmido, com água até aos joelhos, teias de aranha por todo o lado, sanguessugas, enfim... Imaginem... Este foi o trajecto depois do almoço... O regresso a Queenstown foi extremamente desejado, pois estava desidratado, sujo, molhado e com teias de aranha por todo o corpo... Mas estava feliz... Foi espectacular e aventuresco... Adorei... E só queria mais e mais... Chegado a Queenstown, fui tomar banho e depois fui jantar... Estava com uma dor de cabeça impossível... A causa: desidratação... Depois do jantar fui ajudar os alunos a compôr os mapas e as medições que tinham feito durante o dia e depois voltei para o quarto por volta das 21h30 e caí redondo na cama... Dormi excelentemente bem e depois acordei às 24h e estive a falar com a Sera ao telemóvel... Quando terminei voltei para o mundo dos sonhos...

10/Fev/2011 - Geologia à chuva...
Mais um dia que começou cedo, mas desta vez foi às 6h45... Preparei-me, fiz uma tentativa falhada de ir às compras pela madrugada em Queenstown, mas estava tudo fechado... Enfim... Tomei o pequeno-almoço e depois lá fomos nós para mais um dia de campo... Trabalhámos das 9h às 17h... Hoje esteve um dia de chuva, por isso foi mesmo Geologia à chuva... Não estava frio, por isso nem foi mau de todo... Depois do regresso a Queenstown, por volta das 17h15, fomos às compras e depois fomos jantar... Desta vez o Tony não veio, por isso fomos só eu, o Dan e o Andrew... Depois do jantar lá fui eu ajudar os alunos das 19h30 às 21h30 e depois segui para o meu quarto e continuei nos preparativos da prenda da Sera... Estive a ouvir música e a relaxar e depois fui dormir...

11/Fev/2011 - Geologia na lama...
Depois de um dia de Geologia à chuva, hoje foi um dia de Geologia na lama... Acordei como sempre às 7h, preparei-me, tomei o pequeno-almoço e depois lá transportei os alunos para a área de trabalho... Hoje foi o último dia de trabalho de campo, mas foi o pior de todos em termos de condições de trabalho... Foi trabalhar praticamente com lama até aos joelhos... Frio, chuva e lama estava de facto reservado para o último dia... Enfim... Contudo, hoje estive no campo apenas até às 14h, o que foi excelente... Alguns dos alunos tinham acabado o trabalho mais cedo e por isso tive de os transportar de volta para o acampamento... O regresso a Queenstown aconteceu portanto`por volta das 14h30 e depois estive a relaxar antes de tomar um banho bem quente... Antes de sair para ir ajudar os alunos estive ainda a falar com a Sera durante um bom bocado e depois sim lá fui eu para a sala comum... Estive a ajudá-los das 17h às 19h e depois fui jantar com o Dan e com a Selina. Voltei e continuei a ajudar os alunos até às 23h e depois retirei-me para os meus aposentos e fui dormir...

12/Fev/2011 - O último dia...
Hoje acordei um pouco mais tarde porque não tinhamos de ir para o campo... Acordei às 8h, preparei-me, tomei o pequeno-almoço e fui ajudar os alunos das 9h às 10h... A meio da manhã fiz um intervalo para ir tomar um café com o Dan, o Tony e o Andrew, mas essencialmente para discutirmos as classificações individuais, nomeadamente relativamente ao desempenho individual no trabalho de campo... Estavamos todos relativamente de acordo e voltámos para a sala comum ao final da manhã para continuarmos a ajudar os alunos... Por volta das 12h30 fiz uma pausa para almoçar, estive a preparar a prenda especial para a Sera e depois lá fui eu ajudar os alunos a terminar os mapas e logs... Ajudei-os até às 19h30, altura em que tudo terminou e em que eles tiveram de entregar tudo o que tinham feito durante o curso... Foi stressante para alguns, relaxante para outros, mas muito esperado por todos! A altura por que todos esperavam tinha chegado finalmente! O barbecue!!! Tipicamente tasmanense... Foi conversar até não mais poder e, depois de alguns grelhados e salsichas, lá fomos nós até ao bar principal da cidade... Continuaram com as conversas, mas eu aproveitei para ligar à Sera e falar um pouco com ela para matar as imensas saudades acumuladas, saudades que iriam desaparecer no dia seguinte... Mal podia esperar... O regresso ao acampamento não aconteceu até por volta das 2h, mas assim que cheguei caí redondo na cama e adormeci...

E assim se passou mais uma semana da minha vida na Tasmânia...

Sem comentários:

Enviar um comentário