12 e 13/Nov/2009 - Dias em cheio..antes do fim-de-semana...

Foram mesmo dias em cheio..ora leiam...
5ª feira...
Às 9h estava no CODES (é assim..a vontade é muita...!). Pronto para começar o dia..sim sim... Mas antes, algumas coisas extras para tratar... Fui à TUU fazer uma reclamação... Pois é! O forno não funciona... Tentei ligar o dito cujo e nada! E agora..como é que posso fazer a minha especialidade (perú assado com batatas assadas...)? Se calhar não posso mesmo (nem sei se existem perús aqui nesta terra maravilhosa... O mais provável é existirem equivalentes não-extintos..hehehe...). Mas enfim... Lá fiz a minha reclamação e eles prometeram mandar um homem aqui a casa para ver o que se passava... Ok. Perfect! Stage one completed! A seguir fui até à biblioteca... Queria requisitar mais alguns amigos e tratar de ter um PIN para o meu cartão de estudante para usar na biblioteca. E assim foi... Lá falei com a "lady" e ela atribuiu-me o PIN (mas não pensem que vos vou dizer qual é..é confidencial!) Depois lá fui eu buscar os meus amigos... Sai da biblioteca com o Understanding Earth (uma vez ouvi alguém importante dizer que é essencial ter um livro de geologia geral sempre em cima da secretária, e eu acho o mesmo! Infelizmente não tinham uma versão recente do Earth Dynamic Systems...o meu preferido!), com o Sedimentary Environments e com um novo amigo entitulado The Geology of Australia... Isto promete..! Voltei para o gabinete... e toca a estudar! Ainda li o primeiro capítulo do meu novo amigo antes de almoço e, já com a barriga cheia, comecei a ler um artigo sobre complexos máficos-ultramáficos na Tasmânia... Aqui fica mais uma síntese para os geólogos, quasi geólogos, pseudo-geólogos, proto-geólogos e interessados nestas matérias:
Toda a Tasmânia ocidental e central está "assente" sobre os remanescentes (Rocky Cape Region e Tyennan Region) erodidos da orogenia Penguin (é isso mesmo que leram hehehe! Existe aqui uma orogenia do Pinguim..ora vejam lá o que estes australianos inventam...) há cerca de 760 m.a. (nota: A Tyennan Region (zona central) e a Rocky Cape Region (zona NW) são as maiores áreas de rochas Proterozóicas expostas que existem na Tasmânia). Este soco continental polideformado está coberto por uma sequência marinha de baixa profundidade (plataforma continental) que inclui grandes volumes de rochas vulcânicas, especialmente na zona N. No final do Câmbrico Médio (vá, vão lá ver a Tabela Cronostratigráfica...) ocorreu um cavalgamento de complexos máficos-ultramáficos (MUC) (obducção), de E para W, ao longo de quase toda a Tasmânia, resultado da colisão da plataforma continental E da Tasmânia com um arco insular... Mais tarde, mas ainda durante o final do Câmbrico Médio, uma fase extensional permitiu a formação de um graben complexo - o Dundas-Fossey Mountains-Dial Range Trough. Este graben deverá ter estado activo até ao final do Câmbrico, mas foi finalmente preenchido por detritos e sedimentos provinientes da "janela" de rochas do soco Proterozóico da Tyennan Region, sobreelevada e exposta durante o levantamento da margem continental tectonicamente mais espessa após a colisão do Câmbrico Médio... Cavalgamentos do final do Câmbrico até ao início do Devónico (Haulage Movement) terminaram esta fase orogénica do início do Paleozóico, mas as condições de plataforma continental prevaleceram ao longo do Ordovícico. A maior parte das falhas associadas com o cavalgamento dos complexos máficos-ultramáficos alóctones foram re-activadas e as rochas foram intensamente dobradas pela fase de deformação do Devónico (a chamada orogenia Tabberabberan) (adoro este nome..é simplesmente fantástico!), pelo que a maior parte das falhas associadas aos complexos máficos e ultramáficos estão agora mais pronunciadas (maiores inclinações...).
Este artigo descreve basicamente o significado tectónico dos MUC alóctones na Tasmânia. Apresenta um modelo conciso para a sua formação (o chamado modelo alóctone...), comparando-o com outros modelos mais antigos, que os autores consideram errados (claro!). Fazem ainda uma comparação muito interessante com os ofiolitos de Oman e Newfoundland, que apresentam características muito parecidas... No geral, um artigo excelente! Para os interessados procurem "The tectonic significance of Cambrian allochthonous mafic-ultramafic complexes in Tasmania" do "Berry & Crawford".
Ainda durante a tarde fui falar com o Andrew sobre a minha conta do CODES... Fomos tratar disso, mas a Helen, a responsável pelo assunto, já não estava, pelo que ficou tudo para o dia seguinte... No worries... Fiquei no CODES até às 19h e depois vim para casa... Tinha de me despachar para o espectáculo da noite (acontece de uma em uma semana, por isso há que aproveitar ao máximo...). Sai de casa e lá fui na minha bike até ao Queens Head Cafe, para mais uma sessão de salsa social no Salsa de Locos... Foi uma noite espectacular! Passei praticamente 2 horas inteirinhas a dançar..e nas pausas lá fui conversando com o pessoal... Um homem veio ter comigo a certa altura a dizer que me tinha estado a filmar enquanto dançava! E eu: "WHAT?!" Ele disse que adorava o modo como eu dançava e que não podia deixar de ter gravado... (estão a ver, João e Raquel, a vossa influência já chegou à Tasmânia...! Obrigado!) Foi assim... Nem me apercebi, quando cheguei a casa, que estava cansadíssimo... Nem me aguentava em pé... Sob grande esforço ainda pus roupa a lavar, mas depois, no quarto, cai na cama que nem uma rocha..!
6ª feira...
Consequentemente..levantei-me hoje um pouco mais tarde... Mas sabia que podia compensar no CODES ficando até mais tarde... E assim foi... De manhã, enquanto ainda estava em casa, tocaram à campainha... E eu: "Que raio... Quem será? Abre a porta e logo vês..." Era o homem que vinha ver o forno! Fantástico! Isto é que é trabalhar rápido... Mas, ao fim de alguns minutos, ele disse que o problema era demais para ele e que teria de chamar mesmo um electricista especializado (é que, sabem, existem vários graus de electricistas: grau 1 - electricistas da Idade da Vela; grau 2 - electricistas que não sabem distinguir um forno de um fogão (como provavelmente o meu..ele não parava de olhar para o fogão, em vez de olhar para o forno...); grau 3 - electricistas especializados). Só espero receber um electricista de grau 3 da próxima vez (e vá lá, já não foi mau ter tido o prazer de conhecer um de grau 2...será que ainda ganho algum dinheiro se conseguir tirar uma foto a um electricista de grau 1?..não devem ser muito raros..hehehe...). Enfim..era bom demais para ser verdade... Lá fui eu para o CODES... Quando lá cheguei abri o meu mail (como sempre faço...) e voilá! Uma nova mensagem! O Ross Large tinha mandado um mail ao pessoal de PhD para uma foto de grupo. O encontro era às 11h no CODES Conference Room (CCR). Hehe..faltavam 20 minutos... Mesmo a tempo! Lá fui eu para a foto de grupo... Viemos para o relvado, na parte de fora do CODES, e fomos intensamente fotografados de todos os ângulos e posições (em linha, tipo plantel, à vontade (com o lencinho ao vento e em posição de mandar a bola de rugby...hehe), you name it...). Depois, lá fui ter com a Helen para tratar da minha conta do CODES, mas ela disse que ainda não estava atribuída, mas que assim que estivesse que me mandava um mail... Perfect... Antes de ir para o gabinete estudar, ainda fui à TUU pedir um aspirador para poder aspirar a casa no fim-de-semana... O estudo durou até meio da tarde, antes de voltar à sala da Helen para perguntar então que raio é que se passava com a minha conta... Ela disse que poderia haver um pequeno problema devido à troca do meu nome... Pois..tinha que ser! Esse problema vai atormentar-me para o resto dos dias que estarei no CODES, estou mesmo a ver... Então, na 2ª feira, lá terei de ligar para os "serviços centrais" do CODES para mais uma reclamação... Nevertheless, precisava de imprimir coisas importantes, nomeadamente uns formulários para entregar ao Andrew sobre as minhas próximas fieldtrips! E pronto... Andei de um lado para o outro durante um bom bocado a falar com as pessoas e a perguntar onde é que poderia fazer isto e aquilo, uma vez que ainda não tinha conta, etc, etc... Às 16h, mais um evento importante... O Ross Large tinha recebido um honorário qualquer da Universidade da Suécia, e portanto iria haver uma sessão com bolos e bebidas... Quando lá cheguei estava o Ross Large a fazer uma espécie de teatro no meio da sala do chá (tearoom, como eles lhe chamam...) com um chapéu de côco na cabeça e a dizer piadas a torto e a direito... Uma hora antes, outra sessão, desta vez com o aniversário de uma senhora que trabalha no CODES (e então, mais bolos e chá...). Hehe..este pessoal do CODES não brinca em serviço... E eu, entre o estudo, a papelada e os bolos, lá fui sobrevivendo... Depois destas sessões, lá voltei finalmente para o gabinete, e acabei o resumo de um artigo que estivera a ler... Às 20h30 (quando já deveria estar em casa...) voltei para casa, jantei um maravilhoso esparguete à bolonhesa e, com a barriga cheia, estou neste momento a escrever-vos as últimas palavras, antes de fechar os olhos, e esperar por mais um fim-de-semana que, tal como os outros, será certamente fantástico..!
Cheers!

1 comentário:

  1. hehehehehehe se precisares de um electricista, manda vir!!!!!!!!!
    DEVIAS TER SAIDO AS 16H30000000000000 e quem espera é a NAMORADA! (sim, ainda tenho esse cargo!) hehehehehehehehe

    beijos

    Nice text... very funny

    ResponderEliminar