17-20/Nov/2009 - Dias de Vulcanologia Física...

Ufff... Finalmente! Ao fim de 4 dias sem escrever, já estava a precisar... Já começavam a pensar se me tinha esquecido, não? Não! Não me esqueci... (mas depois não se queixem que eu escrevi um testamento...). Vou tentar sintetizar estes 4 dias o melhor possível. Aqui vai...
3ª feira...
O dia começou onde acabou o anterior..a ler o livro da Joce! Volcanic Textures! Um livro espectacular! Uma forma peculiar e muito metódica de abordar rochas vulcânicas e depósitos vulcânicos... Aprendi a classificação e muitas coisas fantásticas... Mas entretanto, outros assuntos para tratar... A questão da minha conta ainda estava por resolver (ou, pelo menos, assim pensava...). Tinha de fazer uma pequena experiência para comprovar. Peguei numa das tabelas classificativas de rochas vulcânicas do livro da Joce, fiz uns pequenos melhoramentos de imagem e tentei imprimir! E voilá! Não só tentei como consegui! Já tenho conta no CODES! That's right! Agora já posso imprimir tudo o que quiser! Fantástico! Mando imprimir directamente do escritório e sai na sala das impressoras (que fica um piso abaixo). Great! E isto já seria bom... Mas há mais... Esta conta do CODES está subdividida em várias "sub-contas". Há uma sub-conta para impressões; outra para fotocópias, e outra para saidas de campo... Fantástico! Puseram-me 100 AUD na conta e pimba! Fotocopiei logo um artigo para ler...
O resto do dia foi passado a ler o livro da Joce (e claro, a fazer resumos...).
4ª feira...
Mais um dia espectacular de volcanologia física, desta vez dedicado a componentes, texturas e estruturas de rochas vulcânicas... Fantástico! Dá um gosto ler aquele livro... Tenho aprendido muito (mas com calma..não quero explodir com o cérebro...). Os momentos de pausa foram ocupados por uma vinda do Andrew, que me mostrou um site fantástico onde se pode descarregar artigos e, principalmente, relatórios de sondagens da Tasmânia, mas também por pequenas viagens fora do gabinete... Estas viagens foram consequência do facto de não ter encontrado o meu rato de manhã quando cheguei ao CODES... Sabia que alguém tinha tirado, só não sabia quem, nem porquê... Por isso, perguntei na secretária, na sala de informática, mas ninguém sabia dizer... Tive de ir ao Keith ("the one who knows all about informatics...") pedir um rato emprestado. "Later on, I found who had stolen my mouse..." Um novo homem (que por acaso trabalha no mesmo gabinete) com ar de paleontólogo (agora imaginem..mas não pensem no Carlos Marques da Silva..não há comparação possível...; o Paul, como ele se chama, nem lhe chega aos calcanhares...; vai ter de suar muito para atingir o nível do Jack Sparrow..; uma coisa é ter estilo, outra é desejar ter estilo desesperadamente...), mas ainda assim, simpático! (Mas também, raio do homem, podia muito bem ter deixado um bilhete... Até agora, que eu saiba, ainda não há falta de papel nem carvão no CODES... E mesmo que falte carvão, há depósitos na Tasmânia! Por isso, se não tinhas lápis (sim, porque lapiseira deve ser muito sofisticado para ele...), então vai cavar carvão! (I'm mean..!). E assim foi... Recuperei o meu "mouse" e continuei o estudo... Ao final da tarde recebi um sms do pessoal da salsa a dizer que eles iam encontrar-se com pessoal do couch surfing no salamanca square e a perguntar se eu queria ir. "Why not" - I said... Let's go! Foi fixe! Conheci mais 4 pessoas. Uma delas, uma senhora (claaaaro, claaaaaaro que é uma senhora...transpira beleza feminina por todos os lados...; atenção, não estou maluco...; para quem não sabe, isto é uma citação do Shrek (vejam o filme...)) que se chama Louise e que já vive há algum tempo em Hobart. Aproveitei para lhe perguntar muitas coisas sobre Hobart (contadas na primeira pessoa é sempre diferente, e uma opinião, dá sempre gosto ouvir...), nomeadamente transportes, desporto, dança, e muitas outras coisas... Passamos um serão agradável no café..tão agradável que, só depois de sairmos é que nos lembramos que não tinhamos pago a conta (nenhum de nós!)... Estavamos mesmo distraidos... (Tenho de compensar da próxima..talvez dê um show de salsa...) Quando cheguei a casa encontrei um bilhete no chão do hall de entrada... Tinham vindo arranjar o forno! Fixe! Agora só tenho de o experimentar... Perú assado já vem a caminho (espero...).
5ª feira...
De acordo com o título, mais um dia de vulcanologia física... Foi um dia um pouco mais descontraído... Acabei de ler o capítulo de componentes, texturas e estruturas do livro da Joce, e depois pouco mais fiz... Uma leitura aqui, outra ali..isto porque a minha cabeça estava um pouco pesada... Por isso, sai um pouco mais cedo... Vim para casa, descansei um bocado, e depois sai... Destino: Queens Head Café, para mais uma noite de dança... O caminho até lá é que foi um pouco diferente... Desta vez quis experimentar os autocarros. Apanhei um perto de casa, até ao centro da cidade, e depois outro até ao destino... A coisa boa foi que só tive de comprar um bilhete! E tive desconto de estudante. Feitas as contas, um bilhete de autocarro para usar "in a couple of hours" ficou por 1,80 AUD. Fantástico! A noite foi espectacular, como sempre... Perto do final, experimentei tirar os sapatos e dançar de meias (sim porque aquele chão precisava no mínimo de duas camadinhas de verniz para ficar "deslizável"). Bom, feito isto, tudo mudou! As coisas que se fazem com um par de meias a dançar salsa jazz, com um pouco de swing e mambo à mistura, são incríveis e completamente diferentes... Tão diferentes que, no final da sessão, lá veio o Nick (um dos profs. de salsa) falar comigo a dizer: "That was very good mate. Very smooth..." Estúdio 8 em acção na Tasmânia! Johnny and Rachel, thank you guys! Dia excelente!
6ª feira...
O "self-course in physical volcanology" acabou hoje (mas só durante esta semana...) com uma vista de olhos pelo resto do livro da Joce (dá gosto folhear as páginas...) com algumas leituras intermédias... O resto da manhã foi usado para rever um antigo trabalho, fruto de 4 anos de investigação no LATEX, que será certamente publicado num futuro muito próximo... O título: "Boudinage in nature and experiment". Adorei a leitura, claro! E depois, hora de almoço... Bem, se no dia anterior tinha experimentado os autocarros, hoje era altura de experimentar a cantina... Sabia que era caro, mas lá fui eu... Uma lasanha e um sumo por 10,90 AUD. Ok... Caro... Confirmado... Muito bom, no doubt, mas caro... De volta ao escritório, arrumei a mala e sai... Tinha algumas coisas para fazer durante a tarde, antes que as lojas fechassem às 17h. Primeiro fui à estação de correios informar-me sobre todos os percursos e horários de autocarros possíveis, e como chegar a alguns sítios específicos... A seguir, fui ao Service Tasmania informar-me sobre o registo de veículos e o que era necessário fazer para poder conduzir na Tasmânia. Os documentos essencias são: carta de condução (bruxo!), passaporte (bruxa!), formulário preenchido com confirmação de residência... E that's all! Simples... Depois, já no caminho para casa, parei numa agência imobiliária para me informar sobre casas para arrendar em Hobart... Conclusão: "vai procurar no site"! Ok... Voltei para casa... Pouco antes das 18h sai para o salamanca rectango. É um sítio no salamanca square onde, todas as 6ªfeiras, aparece uma banda a tocar música ao vivo..e onde o pessoal costuma ir descontrair um pouco, e soltar o stress acumulado durante a semana... Foi engraçado! Hoje tocou uma banda especialmente dedicada ao Raggae... Tocavam muito bem! Mas entretanto, o céu começava a ficar cinzento, e o vento começava a instalar-se... A chuva estava a caminho... Por isso, pus-me tambem a caminho de casa... Mas a chua antecipou-se e pimba! Se não corresse tinha-me afogado... No worries... Chegado a casa, um pouco mais quente e com o jantar no estômago, estou pronto para o fim-se-semana! Amanhã, mais um dia no sítio do costume (e não é o Pingo Doce...)...
Good night!

Sem comentários:

Enviar um comentário