2/Out/2012 - Viagem para Huaráz...e vislumbre do Huascarán!

Hoje foi mais um dia de viagem... O destino foi Huaraz, a capital da região de Ancash que fica a cerca de 420 km de Lima e a cerca de 3052 metros acima do nível médio do mar, para visitar a montanha mais alta do Perú, o Huascarán, com 6768 metros de altura! A viagem foi longa e durou cerca de 7 horas e 30 minutos, pois percorremos uma extensa zona de costa do Perú. Ao longo do caminho tivémos hipótes de experienciar paisagens fantásticas! Fizémos várias paragens para observar a geologia e tirar algumas fotos. Subimos montanhas e atravessámos vales em estradas que ora se perdiam de vista, ora serpenteavam abruptamente. Foi fantástico. Numa das inúmeras paragens aproveitámos para observar muitos dos cactos que crescem nesta região. Já a chegar a Huaraz, a subida da Cordilheira Negra foi difícil, não só pelo tempo demorado, mas também pela sensação, cada vez maior, da escassez de oxigénio, que deu origem a fadiga e algumas tonturas. Para isto, nada melhor que mastigar uns rebuçadinhos de coca, muito apreciados pela cultura local. Durante a subida interminável da Cordilheira Negra, eu e a Ana acabámos por dar boleia a uma das habitantes locais. A senhora é professora na escola primária que fica a 75 km da cidade mais próxima (Huaráz). Por isso, aqui o pessoal ou apanha o autocarro às 4h da manhã para ir para a escola, ou então fica sem aprender... A chegada ao topo da Cordiheira Negra foi acompanhado por uma sensação fantástica de frescura, mas também de espanto, pois era mais que possível a observação da Cordilheira Branca, do outro lado do vale. Aqui, o cume de Huascarán estava parcialmente tapado por nuvens e neblina. A descida a Huaraz foi também demorosa, mas acabámos eventualmente por chegar. Depois de largarmos a nossa companheira de viagem seguimos até ao hotel onde ficaríamos durante duas noites. Como estavamos exaustos devido à escassez de oxigénio e à viagem aproveitámos ara descansar. Acabámos contudo por adormecer e só acordámos por volta das 19h. A noite tinha já abraçado Huaraz. Saímos então de casa para irmos jantar e dar um passeio pela cidade. Esta é uma cidade caótica, tal como Lima, mas em muito menor dimensão relativamente à cpital peruana. Acabámos por parar num restaurante churrasqueira e jantámos. Nesta altura, a minha saúde estava já afectada pela altitude, mas também por algo que tinha comido, por isso a minha barriga estava já a queixar-se. Contudo, poucas horas depois de termos regressado ao hotel parece que tudo tinha melhorado. Fomos então dormir. O plano do dia seguinte era visitar os lagos que ficam no sopé do Huascarán, a quase 4000 metros de altura...