3/Out/2012 - Subida a 4000 metros de altura...no sopé do Huascarán!!!

Hoje foi um dia incrivelmente cansativo... Depois de saírmos de manhã de Huaraz fomos em direcção aos lagos Llanganuco, lagos estes que ficam no vale entre o Huascarán, a sudeste e a 6768 metros de altura, e o Huandoy, a noroeste e a 6395 metros de altura. A viagem até ao vale fez-nos passar por Yungay, uma pequena vila que fica a sudoeste do vale. O percurso, a partir desta vila, foi algo impensável. A estrada, tudo menos alcatroada, estava mergulhada em rochas por todo o lado. A subida até à entrada do vale foi extremamente difícil e decerto que o Renault vermelho não nos agradeceu depois disso. A entrada Na Reserva Natural de Huascarán é acompanhada de um pagamento de 5 Soles, mas vale bem a pena. O caminho ao longo da encosta sul do Huandoy é duro mas espectacular. A paisagem é absolutamente incrível. A Ana e eu aproveitámos para parar no primeiro lago Llanganuco, que fica a quase 385 metros de altura. Aqui demos um passeio de barco inesquecível. As agúas, de um azul turquesa cristalino, são lindas! Aproveitei para remar um pouco e dar descanso ao pobre do homem que veio connosco. Depois desta aventura seguimos caminho ao longo da estrada até ao segundo lago Llanganuco. Este lago encontra-se a uma altitude um pouco mais baixa, mas surpreendentemente (ou não...) estes dois lagos estão separados por um depósito em leque aluvial simplesmente espectacular. A estrada atravessa este depósito. Eu e a Ana acabámos por parar numa planície depois deste segundo lago para ganhar energias e aventurarmo-nos montanha acima. Subimos cerca de 150 metros de altura, atingindo assim o nosso objectivo de 4000 metros. A paisagem, do cimo de uma rocha pertencente a outro depósito em leque aluvial mais antigo, foi abismal. Daqui foi possível observar os dois lagos ao longo do vale na direcção oeste. Vejam as fotos que falam por si... Nesta altura estavamos já bastante cansados e tinha já começado a chover, por isso decidimos voltar para Huaraz para passar a noite. Chegámos a Huaraz por volta das 18h e assim que chegámos ao hotel aproveitámos para descansar. Saímos depois à noite para ir jantar. O caos tomava conta desta cidade. Algo impressionante. Depois do jantar voltámos ao hotel, mas a noite não foi, de facto, das melhores que tive. O cansaço, associado a uma dor de barriga muito intensa, fez com que eu não pregasse olho durante quase toda a noite...